Atividades e sistemas recomendados

Há diversas opções de softwares e sistemas disponíveis no mercado que podem auxiliar os técnicos na geração de mapas e realização de análise de dados. Para quem está começando agora, é importante entender que para cada tipo de atividade há um sistema mais apropriado a ser utilizado.

A Figura 1 procura mostrar a relação entre atividades e sistemas mais adequados. A produção de mapas exige softwares específicos e profissionais com conhecimento de cartografia ou Sistemas de Informação Geográfica. Esta atividade necessita, normalmente, de uma grande quantidade de recursos para ser realizada, envolvendo imagens de satélite e computadores com grande capacidade de processamento.

Atividades e sistemas recomendados

Figura 1 – Atividades e sistemas recomendados

A segunda atividade está relacionada à análise de dados. Neste caso, os técnicos são especializados em Marketing, logística, planejamento etc. e necessitam de softwares específicos, de aprendizado rápido e utilização simples. A maior preocupação destes usuários é com a obtenção e organização dos dados a serem analisados.

Distribuir informações através de mapas é a terceira atividade. Para realizá-la é necessário que técnicos desenvolvam aplicativos para um ambiente cliente-servidor, exigindo conhecimento de linguagem de programação específica. Será necessário comprar ou alugar um servidor de dados para que os recursos informacionais sejam instalados e configurados.

Antes de escolher um software é fundamental entender exatamente qual atividade é prioritária. Em seguida, basta contratar os recursos necessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *