A construção de uma ferrovia está relacionada à disponibilidade de carga em sua área de influência. Para que sua construção seja viável é necessário um volume de carga considerável. Esse é o caso da Ferronorte, que permite levar a soja produzida no estado de Mato Grosso ao porto de Santos.
A Figura 1 apresenta a disponibilidade de soja produzida no estado do Mato Grosso em 2014 que pode ser transportada pela Ferronorte a partir do Terminal Ferroviário de Rondonópolis. Mostra, também, que os municípios maiores produtores de soja estão distantes do terminal de Rondonópolis, exigindo um trecho rodoviária significativo.
Figura 1 – Ferronorte e produção de soja em Mato Grosso
Através de uma consulta espacial é possível classificar a disponibilidade de soja considerando diferentes distâncias (Figura 2).
Figura 2 – Pontos de origem da soja classificados de acordo com a distância ao terminal ferroviário de Rondonópolis
A quantidade potencial de soja que pode ser transportada por caminhões para o terminal em Rondonópolis está apresentada no Quadro 1. Por volta de 80% da soja produzida em Mato Grosso está 300 km distante do terminal.
Quadro 1 –Carga potencial de soja no terminal ferroviário de Rondonópolis
Distância do terminal de Rondonópolis (km) |
Quantidade de soja produzida por município (t) – 2014 |
Até 100 |
1.249.940 |
Até 100 |
5.880.897 |
Até 300 |
17.871.370 |
Até 500 |
24.587.315 |
Os resultados apresentados podem ajudar no cálculo de demanda de carga da Ferronorte e no planejamento dos serviços de transportar rodoviário da soja entre os municípios produtores e o terminal.
As figuras apresentadas no artigo foram geradas no QGIS a partir dos seguintes arquivos:
Ferrovia Ferronorte (KML)
https://gismaps.com.br/downloads/ferrovia-ferronorte-kml/
Malha municipal – 2005 e 2007
https://gismaps.com.br/downloads/municipal-boundaries-2005-and-2007/
Produção de soja por município no Brasil
https://gismaps.com.br/downloads/soybean-production-by-municipality-in-brazil/