Cada empresa tem o seu mapa

O mapa é fundamental para auxiliar no planejamento de atividades nas mais diversas áreas de interesse. Para iniciar esse planejamento, partimos da organização do país por Unidades da Federação (Figura 1) e outras subdivisões estabelecidas pelo IBGE, tais como mesorregião, microrregião, município, distrito e setores censitários.

Figura 1 - Mapa das Unidades da Federação

Figura 1 – Mapa das Unidades da Federação

Essas divisões são importantes, mas não representam exatamente a realidade das empresas e instituições. O setor elétrico, por exemplo, trabalha com um recorte espacial estabelecido de acordo com os sistemas elétricos existentes e bacias hidrográficas. Para a agricultura, os mapas de solo, clima e hidrográfico passam a ser fundamentais e determinantes para o planejamento das atividades agrícolas.

Para as empresas que atuam comercialmente, os mapas também são muito específicos e estão relacionados ao planejamento de Marketing e aos resultados das equipes de vendas. Cada empresa tem a sua história e, portanto, a representação espacial dos resultados é única e exclusiva.

A partir de um mapa com a representação das vendas realizadas nos últimos anos, é possível entender essa história e tirar muitas conclusões (Figura 2).

Figura 2 – Representação das vendas

Figura 2 – Representação das vendas

Os resultados das vendas também estão relacionados à organização dos vendedores e representantes. Entender e analisar o mapa que representa as áreas de vendas (Figura 3) passa a ser fundamental. Equilibrar essas áreas pode tornar o trabalho comercial muito mais eficaz, tanto para a empresa quanto para os vendedores.

Figura 3 – Áreas de vendas

Figura 3 – Áreas de vendas

É fundamental, portanto, que cada empresa produza seus próprios mapas e os divulgue para colaboradores e clientes. Como as realidades mudam com muita velocidade, esses mapas precisam ser atualizados com frequência.

2 responses...

Vocês produzem mapas(os dados fornecidos por mim ) onde eu possa visualizar a região de atuação dos meus clientes com valores do IPC regional e valores de suas compras?

Assim consigo monitorar a venda dos meus produtos por região e evitar concorrência desnecessária entre clientes que vendem minha marca e também identificar regiões com IPC que devem ser trabalhadas pela equipe de vendas dos meus clientes.

Desde já agradeço a atenção e aguardo retorno!

Ricardo, agradeço pelo seu contato. A Gismaps Sistemas pode gerar os mapas para você, utilizando os dados da sua empresa, ou você mesmo pode fazer isso através do Gismaps Viewer. Veja o artigo https://gismaps.com.br/gestao-da-equipe-de-vendas/ e o tutorial https://gismaps.com.br/wp-content/uploads/2017/01/Uso-do-Gismaps-Viewer-por-profissionais-de-Marketing-e-Vendas.pdf.

Sugiro você começar a gerar os mapas com os seus dados. Faça uma planilha com nome da cidade, estado, número de clientes, valor de vendas, vendedor etc. A partir disso já é possível fazer bons mapas. Posso ajudar você nessa tarefa.

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