Regiões de análise

Tomar decisões exige informações de qualidade e ferramentas computacionais apropriadas para realizar diversas análises. Neste artigo vamos tratar dos diferentes recortes territoriais utilizados para analisar dados.

Primeiro, é importante entender quais dados serão analisados. Eles podem ser internos (dados dos clientes, histórico de vendas, investimentos das campanhas publicitárias e relatórios das visitas da equipe de vendas) e externos (potencial de vendas, PIB, renda da população e dados da concorrência) a uma determinada empresa ou organização.

Depois de definir quais dados serão analisados, basta organizá-los nos seguintes recortes territoriais: Unidades da Federação, mesorregiões, microrregiões e municípios. Dependendo do caso, também podem ser organizados por bairros ou setores censitários.

As Figuras 1 e 2 apresentam os quatro recortes territoriais mais utilizados, que são definidos pelo IBGE.

Unidades das Federação e mesorregiões

Figura 1 – Unidades das Federação e mesorregiões

Os resultados apresentados nos mapas podem ser utilizados para atender diferentes objetivos. Por exemplo, mapas das Unidades da Federação e mesorregiões podem indicar as regiões do país onde devem ser instados escritórios regionais e centros de distribuição.

Dados apresentados num mapa de municípios podem ajudar a entender os resultados da atuação das equipes de vendas. Este recorte territorial é o mais fácil para os vendedores, já que as visitas são organizadas e acontecem por município. Através dos mapas é possível comparar os municípios.

Microrregiões e municípios

Figura 2 – Microrregiões e municípios

Trabalhar com os diversos recortes territoriais permite obter resultados tanto estratégicos quanto operacionais.

Verifique outras informações em:

Tutorial -> Índice de Potencial de Consumo – IPC
https://gismaps.com.br/wp-content/uploads/2017/01/Gismaps-Viewer-%C3%8Dndice-de-Potencial-de-Consumo-IPC.pdf

Shapefiles -> Divisão política
https://gismaps.com.br/downloads/category/shapefiles/divisaopolitica/