Tipos de mapas (4)

Os mapas gerados a partir de consultas são muito úteis e fáceis de obter. Usando comandos SQL (Structured Query Language), é possível selecionar e apresentar no mapa apenas as informações desejadas pelos usuários.

A Figura 1 apresenta os municípios do estado do Amazonas obtido a partir da malha municipal do Brasil disponibilizada pelo IBGE. Foi gerada usando uma consulta do tipo: selecione todos os municípios do estado do Amazonas.

Nos softwares de geoprocessamento, o comando SQL seria: SELECT * FROM MUNIC WHERE HOMEUF = “Amazonas”, considerando MUNIC a malha municipal contendo todos os municípios do Brasil.

Municípios do estado do Amazonas

Figura 1 – Municípios do estado do Amazonas

O exemplo da Figura 2 mostra o resultado de uma consulta do tipo: selecione todas as cidades que possuem população superior a 400 mil habitantes.

O comando SQL teria a seguinte estrutura: SELECT * FROM CIDADES WHERE POPULACAO > 400000, considerando CIDADES a representação pontual de todas as cidades do Brasil.

Cidades com mais de 400 mil habitantes

Figura 2 – Cidades com mais de 400 mil habitantes

Os softwares de geoprocessamento estão organizados para facilitar a construção das consultas SQL.

Verifique outras informações sobre geração de mapas utilizando consultas nos tutoriais do Gismaps Viewer disponíveis nos links abaixo.

Gerando mapas temáticos

Índice de Potencial de Consumo – IPC

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *