Usando consultas

A consulta por atributo é uma opção muito utilizada na geração de mapas. Permite, através de diversos operadores, filtrar os registros e selecionar apenas alguns para que sejam plotados na área do mapa.

As consultas são construídas utilizando o comando SELECT, na linguagem SQL (Structured Query Language). Os operadores =  e < > (diferente) são utilizados para selecionar tanto campos numéricos quanto alfanuméricos. Por exemplo: CIDADE = ‘São Paulo’, CIDADE < > ‘Campinas’ e POPULACAO = 12000000.

Os operadores > e < são utilizados para selecionar campos numéricos. Por exemplo: POPULACAO < 250000 e VENDAS > 100000. As consultas compostas, considerando mais de um campo na seleção, precisa ser acompanhada por AND or OR. Por exemplo: POPULACAO < 250000 OR VENDAS > 100000.

No exemplo apresentado na Figura 1, a consulta que está sendo realizada é: plote os municípios cuja produção de soja de 2015 é o dobro da verificada em 2014. A instrução SQL é Select from prod_soja_munic_shp where P_SOJA_15 / P_SOJA_14 > 2.

Geração de mapa através de consulta por atributo

Figura 1 – Geração de mapa através de consulta por atributo

O resultado da consulta está apresentado na Figura 2. Para eliminar do mapa os municípios com produção nula em 2014 é preciso incluir mais uma instrução no SQL utilizado acima: AND P_SOJA_14 < > 0

Resultado da consulta por atributo

Figura 2 – Resultado da consulta por atributo

O mapa apresentado acima foi gerado com o arquivo Produção de soja por município (SHP).

Sobre geração de mapas utilizando consultas SQL, consulte o tutorial Gerando mapas temáticos disponível em https://gismaps.com.br/wp-content/uploads/2016/09/Gismaps-Viewer-Gerando-mapas-tem%C3%A1ticos.pdf

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *