Estratégias comerciais

Os mapas são fundamentais para auxiliar no planejamento de Marketing e comercial nas empresas.  Os esforços comerciais não podem ser realizados de forma uniforme e padronizada em todo o território nacional, pois as características dos municípios são muito particulares e distintas. Uma das opções é gerar mapas temáticos por faixas, utilizando dados que representem as diferenças de consumo dos municípios.

O Mapa 1 apresenta o potencial de consumo por município do estado de Santa Catarina classificado em quatro faixas. Os ícones vermelhos indicam os municípios de maior potencial de consumo, portanto, podem ser considerados similares em alguns aspectos. Nesse caso, a atuação comercial merece atenção especial e um plano específico da área comercial.

Potencial de consumo em Santa Catarina

Figura 1 – Potencial de consumo em Santa Catarina

Numa segunda faixa de potencial estão os municípios marcados com os ícones verdes. Nesse caso, a atuação dos profissionais de vendas merece atenção, mas com uma atuação diferente da primeira faixa marcada em vermelho. E assim por diante.

Para cada faixa de municípios, a atuação das empresas pode variar em diversos aspectos, tais como:

  • Quantidades de visitas realizadas por mês
  • Tipo de produto a ser ofertado
  • Condições comerciais diferenciadas
  • Treinamento diferenciado da equipe de vendas

Diversos índices podem ser utilizados para classificar os municípios em grupos similares. Por exemplo:

  • Quantidade de clientes por município
  • Tipos de clientes
  • Valor faturado por município
  • PIB municipal
  • Potencial de consumo
  • População
  • Renda familiar
  • Frota de veículos

O tutorial  Índice de Potencial de Consumo explica com mais detalhes como gerar esses mapas.