Gestão da equipe de vendas

As estratégias de visitas dos vendedores ou representantes comerciais precisam ser definidas pelos gestores e cumpridas pela equipe de vendas.

Através da utilização de mapas é possível compreender melhor como as visitas estão sendo realizadas. Diversas perguntas podem ser respondidas com a representação espacial das visitas:

  • As visitas realizadas cobrem toda a área de vendas planejada?
  • O vendedor está respeitando sua área de vendas ou invadem áreas de outros vendedores?
  • Qual o raio de atuação do vendedor?
  • As visitas estão restritas apenas às principais cidades e rodovias?
  • Pelas visitas realizadas, o tamanho da área de vendas está adequado para o vendedor?

Figura 1 – Mapa das visitas realizadas

Com a lista das cidades atendidas pelos vendedores é possível plotar os pontos no mapa com muita facilidade. O tamanho do ícone pode representar a quantidade de visitas realizadas num determinado período. Os mapas podem ser gerados com dados mensais ou anuais.

Essas representações podem ajudar a identificar como é o padrão de atuação espacial dos vendedores. Os melhores padrões podem ser utilizados em outras áreas de vendas.

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