Todas as empresas possuem seus bancos de dados de clientes organizados por Unidade da Federação, cidade, endereço, bairro etc. Os mapas temáticos podem ajudar a entender como está a distribuição espacial desses clientes, que é resultado da atuação comercial e das campanhas de divulgação realizadas.
A Figura 1 apresenta a quantidade de clientes por bairros de um estabelecimento comercial de serviços automotivos. Como pode ser observado, grande parte dos clientes moram perto da empresa, localizada no bairro com 298 clientes. Essa realizada de proximidade entre estabelecimento e cliente é muito comum em vários segmentos do comércio.
Figura 1 – Quantidade de clientes por bairros
A partir desse mapa é possível levantar uma série de questões, tais como:
- A atuação comercial da empresa está limitada aos bairros próximos ao estabelecimento comercial;
- A quantidade de clientes vai diminuindo na mesma proporção da distância entre o estabelecimento e os bairros;
- Campanhas de divulgação de abrangência municipal ou regional podem não ser as mais adequadas;
- Produtos e serviços podem ser definidos especificamente para atender bairros mais distantes;
- Uma filial pode ser aberta em bairros importantes, mas com poucos clientes atendidos.
Além da quantidade de clientes, outras informações podem ser analisadas através de mapas:
- Quantidade de habitantes por bairro;
- Renda das famílias (Figura 2);
- Localização de estabelecimentos comerciais concorrentes;
- Vias públicas;
- Índice de Potencial de Consumo.
Figura 2 – Quantidade de famílias com renda entre 2 e 3 salários mínimos
Conhecer a origem dos clientes e atuar de acordo com essa localização pode representar melhores resultados nas vendas e uma grande economia nos esforços comercias de um estabelecimento comercial.
Alguns mapas de bairros estão disponíveis aqui.