Produção de mapas vetoriais

Uma das vantagens da utilização de softwares de geoprocessamento é que os arquivos de mapas utilizados estão no formato vetorial (Figura 1). Os formatos mais conhecidos e utilizados atualmente são o SHP (shapefile) e KML (Keyhole Markup Language).

Figura 1 – Mapa vetorial gerado no Gismaps Viewer

Geralmente, os softwares de geoprocessamento exportam os mapas em formatos vetoriais como PDF (Portable Document Format) e EPS (Encapsulated PostScript). Esses arquivos de saída podem ser editados no CorelDraw, Ilustrator e entre outros programas de edição gráfica (Figura 2).

Isso permite que os mapas sejam alterados no tamanho e formatação com muita facilidade, sem perda da resolução e proporção.

Figura 2 – Mapa editado no CorelDraw

O mapa vetorial da malha municipal do Brasil (Figura 3) é muito usado por profissionais de vendas para a delimitação das áreas de vendas.

Os polígonos dos municípios são pintados em diferentes cores para representar as diversas áreas de vendas atendidas por representantes e vendedores.

Figura 3 – Malha municipal no formato CorelDraw

Os mapas gerados vetorialmente podem ser impressos em diversos tamanhos (A0 ou maior), obtendo produtos gráficos de excelente qualidade.

Verifique diversos mapas no formato vetorial em https://gismaps.com.br/downloads/category/cdr/.