A segmentação de mercado é uma realidade em todas as empresas. Criar diferentes produtos e serviços para um mesmo setor econômico pode ser uma ótima opção, mas exige uma atenção especial no planejamento das ações comerciais.
O exemplo apresentado neste artigo considera a atuação de empresas do setor de suprimento animal, cujos produtos e serviços estão segmentados para atender tanto o gado de corte quanto o gado de leite.
A Figura 1 mostra que a localização das cabeças de boi e de vaca leiteira não coincidem, ou seja, o potencial de vendas para os dois segmentos de produtos e serviços estão localizados em áreas diferentes.
Figura 1 – Representação da quantidade de cabeças de boi e vaca leiteira
Neste caso, o planejamento comercial das empresas precisa considerar, pelo menos, quatro realidades bem distintas: regiões com predominância de cabeças de boi, regiões com predominância de cabeças de vaca leiteira, regiões que coexistem cabeças de boi e de vaca leiteira e regiões sem cabeças de boi e de vaca leiteira.
Os dados foram apresentados em escala nacional. Outras análises, considerando as mesorregiões e microrregiões, por exemplo, podem ser realizadas para um melhor entendimento da organização do setor de suprimento animal.
Os mapas apresentados no artigo foram gerados com dados do IBGE utilizando o software Gismaps Viewer. Para outras informações, acesse https://gismaps.com.br/downloads/gismaps-viewer/.