Atualmente, a Ferronorte conta com aproximadamente 750 km de extensão, interligando o terminal ferroviário de Rondonópolis (MT) à Malha Paulista no município de Santa Fé do Sul (SP) (Figura 1).
Figura 1 – Traçado da Ferronorte
Sua construção tem como objetivo principal o transporte de soja produzida no estado de Mato Grosso até o porto de Santos (SP). Ao longo de seu traçado é possível identificar, utilizando imagens de satélite, diversos terminais que fazem a transferência dos produtos entre os modais rodovia e ferrovia. A Figura 2 apresenta a pêra ferroviária, terminais e infraestruturas necessários para realizar esta transferência.
Figura 2 – Terminal de Rondonópolis
As imagens de satélite permitem identificar outras informações sobre o projeto, construção e operação da Ferronorte, tais como:
- Estudar a construção da ferrovia, envolvendo o traçado, aterros, cortes e obras de arte (Figura 3)
- Verificar sua relação com as cidades e propriedades rurais, principalmente relacionada às passagens em nível e passagens inferiores
- Analisar a operação da ferrovia, como tipo e quantidade de vagões, quantidade de locomotivas, descarrilhamentos
Figura 3 – Ponte ferroviária sobre um rio
As passagens em nível (Figura 4) estão relacionadas, majoritariamente, com as estradas ruas, já que a ferrovia é de construção recente e não cruza com cidades.
Figura 4 – Passagens em nível
As figuras apresentadas acima foram geradas a partir do Google Earth utilizando o seguinte arquivo:
Ferrovia Ferronorte (KML)
https://gismaps.com.br/downloads/ferrovia-ferronorte-kml/