Mapas do presente e do futuro

Muitas empresas costumam realizar planos estratégicos, envolvendo, por exemplo, suas declarações corporativas Missão, Visão e Valores.

As declarações são criadas a partir da realidade atual da empresa e de uma outra a ser conquistada no futuro. Estes dois momentos da empresa, o presente e o futuro, podem ser representadas através de mapas.

No exemplo da Figura 1, as cores mais escuras dos mapas indicam valores maiores e as cores mais claras valores menores.

Figura 1 – Diferentes momentos da empresa

O mapa da esquerda, que representa a situação atual da empresa, pode ser criado com dados conhecidos, tais como vendas realizadas, quantidades de clientes conquistados e outros indicadores utilizados na gestão comercial.

Já o da direta, mostra o que a empresa pretende ser no futuro. É possível verificar que há mais áreas escuras nesse mapa, justamente para representar que a empresa pretende aumentar os indicadores comerciais.

As ações comerciais e de Marketing precisam ser realizadas para que o mapa do presente se transforme no mapa do futuro.

O ideal, portanto, é que o mapa do presente seja continuamente atualizado para verificar se está seguindo em direção ao mapa desejado do futuro.

Acesse mais informações sobre esse assunto nos tutoriais disponíveis em https://gismaps.com.br/tutoriais/.