As estratégias de visitas dos vendedores ou representantes comerciais precisam ser definidas pelos gestores e cumpridas pela equipe de vendas.
Através da utilização de mapas é possível compreender melhor como as visitas estão sendo realizadas. Diversas perguntas podem ser respondidas com a representação espacial das visitas:
- As visitas realizadas cobrem toda a área de vendas planejada?
- O vendedor está respeitando sua área de vendas ou invadem áreas de outros vendedores?
- Qual o raio de atuação do vendedor?
- As visitas estão restritas apenas às principais cidades e rodovias?
- Pelas visitas realizadas, o tamanho da área de vendas está adequado para o vendedor?
Figura 1 – Mapa das visitas realizadas
Com a lista das cidades atendidas pelos vendedores é possível plotar os pontos no mapa com muita facilidade. O tamanho do ícone pode representar a quantidade de visitas realizadas num determinado período. Os mapas podem ser gerados com dados mensais ou anuais.
Essas representações podem ajudar a identificar como é o padrão de atuação espacial dos vendedores. Os melhores padrões podem ser utilizados em outras áreas de vendas.
…Equipe GisMaps
…meus parabens por mais esta usabilidade para os mapas.