Os resultados alcançados pelo departamento comercial de uma empresa não acontecem de forma homogênea no território nacional. Uma das maneiras de entender isso é analisar através de mapas temáticos o banco de dados das vendas realizadas.
O Mapa 1 mostra os resultados anuais por municípios de uma determinada empresa que atende o interior do estado de São Paulo. Quanto mais escuras as cores, maiores são as vendas. As áreas em branco mostram municípios sem vendas.
Figura 1 – Resultados das vendas por municípios
Os resultados apresentados no mapa geram conclusões, dúvidas e questionamentos quanto a efetividade do planejamento e das ações da empresa. Por exemplo:
- As vendas não estão acontecendo na maior parte dos municípios de São Paulo;
- O departamento comercial está obtendo mais resultados na região de Campinas;
- Há um grande vazio comercial na região oeste do estado de São Paulo;
- Os produtos ou serviços são adequados para a região de Campinas e inadequados para o oeste do estado de São Paulo;
- As equipes de vendas não estão preparadas para trabalhar com regiões ou mercados consumidores tão diferentes (região de Campinas e oeste do estado), apesar de pertencerem aos mesmo estado;
- A divulgação dos serviços ou produtos não está adequada para a região oeste do estado;
- Nos municípios em branco, os concorrentes devem estar trabalhando melhor.
A inclusão de outros dados do mapa pode ampliar as análises e os resultados. O Mapa 2 apresenta as vendas realizadas e a população.
Quanto maior o ícone amarelo, maior é a população. Nesse caso, é possível levantar outras questões, tais como:
- Municípios com quantidade semelhante de habitantes não tiveram vendas iguais;
- A equipe de vendas não está trabalhando corretamente em municípios com população semelhante;
- O que define a venda do produto ou serviço vendido não está relacionado com a quantidade de habitantes, mas com outros índices que precisam ser utilizados.
Figura 2 – Resultados das vendas e população por município
Todas as questões apresentadas mostram que cada empresa precisa gerar seu próprio mapa, verificando como a história da empresa está organizada espacialmente.
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Boa tarde, excelente os comparativos geográficos, eu tenho o software Gismaps mas não consigo realizar estas analise.
Willian, agradeço pelo contato. O mapa da Figura 1 foi criado usando a malha municipal (shapefile ipcMunic) e dados de vendas anuais por município. No mapa da Figura 2, inclui os dados da população por município usando a sede dos municípios (shapefile ipcSede).
Os shapefiles para gerar os mapas desse artigo estão disponíveis para download em https://gismaps.com.br/wp-content/uploads/2017/01/ipc.zip
Você pode incluir os dados no DBF usando como referência os tutoriais abaixo:
Editando os arquivos de banco de dados
https://gismaps.com.br/wp-content/uploads/2016/09/Gismaps-Viewer-Editando-os-arquivos-de-banco-de-dados-1.pdf
Edição de DBF usando Excel e Access
https://gismaps.com.br/wp-content/uploads/2017/01/Gismaps-Viewer-Edi%C3%A7%C3%A3o-de-DBF-usando-Excel-e-Access.pdf
Outra opção é trabalhar os dados no Excel e usar o OpenOffice apenas para salvar o arquivo em DBF.